ABGP de olho no amanhã: A CASA DA PEDRA

No dia 11/2/2015, a ABGP assinou mais um termo de parceria com a UFRJ, representada pelo Diretor do Instituto de Geociências, Prof. Dr. Ismar de Souza Carvalho. Com este termo, a Associação se torna participante da construção de um centro de estudos sedimentares localizado na Chapada do Araripe, no Município de Santana do Cariri, Distrito de Inhumas – CE. Este centro, intitulado CASA DA PEDRA, será composto por oito módulos de alojamentos para estudantes e professores e um espaço principal de convivência. O Centro é um posto avançado do Instituto de Geociências da UFRJ destinado, principalmente, à pesquisa das rochas equivalentes em tempo e em fácies, àquelas do Pré-sal e que afloram na região. Abrigará e fornecerá infraestrutura a estudantes de Graduação e Pós-graduação em Geologia, que realizam trabalhos de campo na Chapada do Araripe. Será aberta a toda comunidade acadêmica do Brasil interessada em Geociências (Agronomia, Biologia, Geografia, Geologia, etc.) ou Ciências Humanas e que desejarem desenvolver trabalhos na região. Sua inauguração está prevista para junho de 2015.

 

 

A participação da ABGP na edificação deste centro de estudos sedimentares deu-se com um aditivo ao convênio firmado, em dezembro de 2012, com a UFRJ. Este convênio tem por meta promover a cooperação acadêmica e intercâmbio técnico, científico e cultural entre as duas instituições. O principal mote do convênio é o auxílio na manutenção do MUSEU DA GEODIVERSIDADE e a divulgação da Geologia junto aos alunos e professores do Ensino Médio. Este projeto, denominado GEÓLOGOS DO AMANHÃ, conta em boa parte com recursos provenientes das empresas afiliadas à ABGP. Com estes recursos, tem sido possível a compra de equipamentos para o Museu, a sua manutenção e o financiamento de material didático, que é distribuído gratuitamente para os alunos das escolas da rede municipal que o visitam.

 

Com estas realizações e cumprindo um de seus objetivos, a ABGP segue seu trabalho de base, difundindo a Geologia no país e auxiliando a promover a formação de profissionais de alto nível que, mais tarde, integrarão os quadros de especialistas das empresas de petróleo.

ABGP mais uma vez agradece às empresas afiliadas que, com os subsídios aportados, têm permitido a concretização de projetos como a CASA DA PEDRA e o GEÓLOGOS DO AMANHÃ.

Patrocinadores e parceiros

ABGP

Contato

E-mail: abgp@abgp.com.br
Telefone: +55 21 2220-2709

Nosso Endereço

Endereço: Av. Almirante Barroso
Nº 52/ 21º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ

X