Comemoração pelo Dia do Geólogo (30 DE MAIO)

No dia 29 de maio de 2019, a ABGP promoveu, no salão nobre do CLUBE DE ENGENHARIA do Rio de Janeiro, um almoço alusivo ao Dia do Geólogo. A comemoração, que se estendeu de 12:00h até as 14:00h, contou com a participação de 88 pessoas, entre membros da Diretoria ABGP, profissionais das Geoci’ências das principais empresas de petróleo e prestadoras de serviço no país, e familiares dos homenageados. Dentre as empresas e órgãos governamentais presentes, podem ser mencionadas: Agência Nacional de Petróleo (ANP), Baker Huges, Barra Energia, BP Energy, CNODC, Enauta, Eneva, Galp, Geohub, Halliburton, IesBrazil, Petrobras, PGS, Repsol Sinopec, Sens e Shell. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), assim como a Sociedade Brasileira de Geologia (SBG), a Sociedade dos Petrofísicos e Analistas de Poços (SPWLA) e a Sociedade dos Engenheiros de Petróleo (SPE) também marcaram presença, com seus representantes.

Na abertura do evento, após a recepção e boas vindas dos participantes, foi apresentado um breve histórico sobre os ex-presidentes da ABGP, pela mestra de cerimônias, que em seguida convidou ao palco a Dra. Sylvia dos Anjos, ex Presidente (gestão 2017-2018). A mesma apresentou as atividades de sua gestão, dentre elas a segunda edição do Simpósio Brazilian Petroleum Conference(BPC), que tem periodicidade bianual e o Geoscience Technology Workshop(GTW), evento bianual, organizado pela AAPG, tendo como co-organizadora a ABGP. A ex Presidente discorreu, também, a respeito das diversas atividades em universidades, onde a ABGP esteve presente (semanas acadêmicas e workshops). Igor Viegas, vice-presidente da gestão anterior, também falou sobre algumas outras atividades, como a participação no Congresso Brasileiro de Geologia e eventos internacionais, como o Lidership Summitda AAPG. Como ocorre anualmente, após a sucinta apresentação, seguiu-se a homenagem aos reconhecidos profissionais que, por motivos diversos, têm e/ou tiveram relevância na comunidade geológica nacional. Neste ano, os reconhecimentos foram reservados para:

– Dra. Maria Antonieta Rodrigues (Prof. Tutuca), com o prêmio Rodi Ávila, por sua relevante contribuição para o avanço da Geologia de Petróleo no Brasil, em especial na área de Micropaleontologia. Prof. Antonieta atuou como docente em três das quatro universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro UFRJ, UFRuralRJ e UERJ, além da universidade Universidade Santa Úrsula. Durante esse tempo, dedicou-se ao ensino e pesquisa nas áreas de Sedimentologia, Estratigrafia e, em especial, Paleontologia. A homenageada recebeu a premiação das mãos do Dr. Marcos Amaral e da Dra. Sylvia Anjos, a qual ressaltou o empenho da Prof. Antonieta em ensinar Paleontologia para vários estudantes de Geologia, muitos dos quais, presentes na comemoração.

– Dra Lúcia Dillon, com o prêmio Giuseppe Bacoccoli, por sua relevante contribuição à exploração de petróleo no Brasil. Com 30 anos de experiência no setor de petróleo e gás, Dra. Lúcia enfrentou diversos desafios, na Petrobras. Nos últimos 20 anos, atuou como especialista em IQ (Interpretação Sísmica Quantitativa), vinculada ao Departamento de Exploração e Produção,da Petrobras. Sempre participou de forma ativa na área acadêmica. Em especial, foi professora assistente no Instituto de Física da UFRJ, pesquisadora convidada da Universidade de Stanford, da Universidade de Grènoble e do Instituto Francês do do Petróleo. Membro da EAEG, SEG e SBGF, publicou diversos artigos técnicos e atuou como orientadora em teses de mestrado e doutorado, bem como no treinamento de jovens gerações de geofísicos da Petrobras. Dra.Lúcia recebeu a homenagem das mãos da Dra. Sylvia dos Anjos e do Dr. Marcos Amaral.

– Dr. José Milton Mendes, com o prêmio de Menção Honrosa,por sua relevante contribuição ao avanço da Geologia de Petróleo, no Brasil.Trabalhou durante 32 anos, na Petrobras, onde exerceu atividades técnicas em Operações Geológicas, Interpretação Exploratória e Gestão de Portfólio, e cargos gerenciais nessas mesmas áreas na Unidade de Sergipe-Alagoas (UN-SEAL) e na Sede Central da empresa (EDISE). Em 2012, aposentou-se da Petrobras e iniciou seus trabalhos na QGEP, hoje ENAUTA, onde atualmente exerce a função de Superintendente de Exploração. O homenageado recebeu o prêmio das mãos da Dra. Sylvia dos Anjos e do Dr. Marcos Amaral. O Dr. Adali Ricardo Spadini, teceu algumas palavras em homenagem ao Dr. Mendes.

– Neste ano, a SHELL foi homenageada como a “Amiga da ABGP”,pela sua marcante atuação com relação ao auxílio prestado na realização de nossas atividades. Dentre outros auxílios e/ou patrocínios, podemos mencionar o apoio aos projetos Casa da Pedra e Geólogos do Amanhã. A Shell tem sido uma grande incentivadora e colaboradora dos eventos ligados às geociências. Praticamente, em todos os eventos da ABGP, esteve dando suporte, não somente financeiro, mas também com participação efetiva dos seus competentes profissionais, para os diversos comitês.

Em prosseguimento, contou-se com a exposição do Dr. Décio Oddone, atual Diretor-Geralda ANP. A palestra, que teve como título “A transformação da Indústria de Óleo e Gás no Brasil”, apresentou as linhas gerais do que a atual Presidência do país pretende para o Setor Petróleo e à atuação dos profissionais que militam nesta área. Dos seguintes pontos de sua exposição merecem destaque: as políticas de abertura para novas licitações, os investimentos nas novas áreas e próximos BIDS de 2019.

Já próximo da finalização do evento, ocorreu a apresentação e posse da nova diretoria da ABGP. O atual Presidente, Dr. Marcos Amaral, apresentou os profissionais que compõem a diretoria, apontando os seus respectivos cargos. Após a apresentação, uma fotografia oficial dos presentes foi tomada, simbolizando o início da nova gestão. Em seguida, em homenagem a todos os geólogos, foi lido pela mestra de cerimônias um texto sobre a Geologia e o Geólogo, deautoria dos membros da Diretoria ABGP.O texto pode ser encontrado aqui.

Finalizando o evento, o Presidente Dr. Marcos Amaral agradeceu a presença de todos e, destacou o agradecimento ao patrocinador do evento, a empresa Sens Representaçõese o apoio das empresas sócio-patrocinadoras Petrobras e Enauta.

Com a promoção desta tradicional confraternização, a ABGP espera, mais uma vez, ter cumprido, pelo menos parcialmente, um de seus objetivos principais, que é congregar profissionais, incentivara pesquisa tecnológica e disseminar oconhecimento em Geociências no Brasil, além de promover o intercâmbio entre entidades congêneres, assim como com universidades e centros de pesquisa no Brasil e no exterior.

A cobertura fotográfica do evento pode ser vista no endereçoda nossa página do Facebook (web.facebook.com/ABGPGEO).

Cordialmente, Diretoria da ABGP.

 

Texto sobre a Geologia e o Geólogo: link para download.

Patrocinadores e parceiros

ABGP

Contato

E-mail: abgp@abgp.com.br
Telefone: (021) 972870948

Nosso Endereço

Endereço: Av. Almirante Barroso
Nº 52/ 21º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ

X