novembro, 2018

26nov(nov 26)8:00 am28(nov 28)6:00 pmFIELD TRIP: Tectônica e Sedimentação nos Riftes Cenozoicos do Sudeste do Brasil

Detalhes do Evento

Resumo do Curso:

Na área emersa adjacente às bacias de Santos e Campos, destaca-se uma notável feição geotectônica de idade paleogênica conhecida como Rift Continental do Sudeste do Brasil (RCSB). As principais bacias sedimentares que compõem o RCSB – bacias de São Paulo, Taubaté, Resende e Volta Redonda – estão em seu segmento central, instaladas sobre terrenos metamórficos polideformados da Faixa Ribeira, entre as serras do Mar e da Mantiqueira. Essas bacias são preenchidas por sucessões sedimentares terrígenas de idades paleogênica a quaternária, associadas a sistemas deposicionais de leques aluviais, fluviais e lacustres, havendo ainda rochas vulcânicas relacionadas ao evento formador do rifte. O segmento central do RCSB apresenta, também, registros muito expressivos da deformação neotectônica que afeta a margem sudeste do Brasil.

O curso, com duração de 3 dias, pretende apresentar e discutir, no campo, os principais aspectos estratigráficos, tectônicos, sedimentares e geomorfológicos nessa área, com a visita a pontos selecionados nas bacias de Resende, Taubaté e Volta Redonda.

 

Itinerário do campo:

Dia 1: Saída às 07:30 horas, com deslocamento até a Bacia de Resende (aproximadamente 2:30 horas); visita a 3 ou 4 pontos na região de Resende (RJ) e Itatiaia (RJ), com ênfase nos aspectos morfotectônicos e estratigráficos/sedimentológicos do RCSB; pernoite em Penedo (como indicação para a verificação das condições e custos de hospedagem, indico alguns locais onde já estivemos hospedados com grupos da Petrobras – Pousada do Lago; Hotel do Campanário; Pequena Suécia, mas há muitas e variadas opções)

Dia 2: Saída às 07:30 horas, com deslocamento para a Bacia de Taubaté (aproximadamente 2 horas); visita a 2 ou 3 pontos na região de Taubaté (SP) e Tremembé (SP), com ênfase nos aspectos estratigráficos/sedimentológicos e da deformação neotectônica do RCSB;  retorno para pernoite em Penedo ou pernoite em Taubaté – o que pode ser menos desgastante, evitando dois deslocamentos no mesmo dia (como indicação para a verificação das condições e custos de hospedagem, indico alguns locais onde já estivemos hospedados com grupos da Petrobras – São Geraldo Palace Hotel; Plaza Suite Hotel, mas também há muitas e variadas opções)

Dia 3: Saída às 07:30 horas, com deslocamento para a Bacia de Volta Redonda  (aproximadamente 2:30 horas a partir de Taubaté; se o pernoite no 2o. dia for também em Penedo, o deslocamento é reduzido para aproximadamente 1 hora); visita a 2 ou 3 pontos na região de Volta Redonda, com ênfase nos aspectos estratigráficos/sedimentológicos e da deformação neotectônica do RCSB; retorno ao Rio de Janeiro, com chegada no Rio de Janeiro às 17:30 horas

 

Instrutor:
Claudio Limeira Mello:
– Graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), Mestrado em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e Doutorado em Geociências (Geologia Sedimentar) pela Universidade de São Paulo (1997). Professor do Departamento de Geologia do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 1995. Professor do Quadro Permanente do Programa de Pós-graduação em Geologia do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 1998. Experiência na área de Geociências, principalmente nos seguintes temas: Estratigrafia, Sedimentologia, Cenozoico, Geologia do Quaternário, Geomorfologia e Neotectônica.

Data

26 (Segunda-feira) 8:00 am - 28 (Quarta-feira) 6:00 pm

Patrocinadores e parceiros

ABGP

Contato

E-mail: abgp@abgp.com.br
Telefone: +55 21 2220-2709

Nosso Endereço

Endereço: Av. Almirante Barroso
Nº 52/ 21º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ

X