fbpx

19º Webinar ABGP “Desenvolvimentos Tecnológicos para o Pré-Sal”

 9/12 – quinta-feira – às 17h30.

Neste Webinar serão apresentados os principais desafios tecnológicos do desenvolvimento da produção no Pré-sal desde a descoberta de Tupi em 2006 e como esses desafios foram enfrentados e superados pelo sistema tecnológico, em especial pelos programas tecnológicos dedicados ao Pré-sal. Além disso, os inúmeros resultados tecnológicos de sucesso obtidos para o Pré-sal das bacias de Santos e de Campos também serão abordados nesta apresentação.

PALESTRANTE:

CRISTIANO LEITE SOMBRA

Cristiano Leite Sombra, geólogo graduado pela Universidade Federal da Bahia em 1977, ingressou na Petrobras em 1978 onde atuou até fevereiro de 2021, e se aposentou após 43 anos de atividade. Atuou em Reservatórios e Exploração, em Aracaju e no CENPES, o Centro de Pesquisas da Petrobras. Concluiu mestrado pela Universidade Federal de Ouro Preto em 1987 em sedimentologia e petrologia sedimentar. Desde 1987 atuou no CENPES, em atividades relacionadas com petrografia, modelos de previsão de porosidade, integração rocha-perfil-sísmica. Desde 2007 até 2020, atuou na gestão tecnológica matricial com foco nos desafios da produção do Pré-sal. Nestes 13 anos, coordenou o PROGRAMA TECNOLÓGICO PARA O DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO DOS RESERVATÓRIOS PRÉ-SAL, criado em 2007, e finalizado em 2020 após ser considerada cumprida a sua missão de prover soluções tecnológicas para o Pré-sal.

Atualmente é pesquisador colaborador no Programa de Pós-Graduação em Dinâmica dos Oceanos e da Terra, do Instituto de Geociências da Universidade Federal Fluminense, desenvolvendo pesquisa de doutorado.

 

MODERADORES

 

Sylvia Anjos

Geóloga e Adm Empresas pela UFRJ, com Mestrado e Doutorado em Geologia pela University of Illinois.

MBA em Adm, Negócios e Marketing pela FGV.

Especialização administrativa/gerencial pela Fundação Dom Cabral, INSEAD na França e  Kellogg School nos USA.

Entrou na Petrobras em 1979, onde trabalhou por 42 anos.vAtuou em órgãos operacionais, P&D, Reservatórios, Gestão de Laboratórios, na exploração do Pré-Sal, entre outros. Desenvolveu o programa pioneiro de TD para o “Libra-Asset do Futuro”.

Membro e co-fundadora do Comitê de diversidade do IBP desde 2018.

Foi presidente por 2 termos na ABGP e também vice-presidente da AAPG Latin America.

Atual Diretora de Relações Externas na ABGP.

Adali Spadini

Graduou-se em Geologia na URGS em 1973. No ano seguinte ingressou na Petrobras onde trabalhou por 46 anos.  Depois de três anos trabalhando como geólogo de poço em diversas bacias onshore e offshore, foi para o Laboratório Central de Exploração, onde teve a oportunidade de trabalhar e aprender com muitos dos pioneiros da Sedimentologia e Estratigrafia da Petrobras.

A partir daí o foco de sua carreira foi atuar em projetos e estudos relacionados às sequências carbonáticas das bacias de Campos e Santos. Até o final de sua carreira dedicou especial atenção ao treinamento, em sala de aula e no campo.

Celso Branco

Engenheiro Civil (UFPR) e de Petróleo, admitido na Petrobras em 1979, trabalhou em completação de poços na Bacia de Campos (1981) e no Cenpes (1982-2000) nas áreas de petrofísica, IRF, recuperação melhorada e simulação numérica de reservatórios. Mestrado pela Unicamp (1989-1991) com dissertação em simulação composicional. Foi coordenador do Programa de Óleos Pesados Offshore (2006-2008). No E&P (2009-2021) atuou nos projetos de desenvolvimento de produção do pré-sal (Sapinhoá, Lapa, Lula-Tupi, Iara, áreas de cessão onerosa) e como consultor master em tecnologias para o pré-sal. Aposentou-se em fevereiro de 2021 após 41,5 anos na Petrobras.

Clemente José de Castro Gonçalves

Formação em Engenharia Civil pela UFRJ em 1981; MSc Eng Civil – Geotecnia pela PUC Rio em 1983; MSc Eng Civil – Mecânica das Rochas pela PUC Rio em 1990; PhD em Geologia pela UFRJ em 2002.

Trabalhou até março de 2021 completando uma carreira de 38 anos na Petrobras sendo 33 no Centro de Pesquisas (CENPES), conduzindo projetos de pesquisa associados à área  de construção de poços. Consultor Master da Empresa, liderou a disciplina de Geomecânica relativa a esta área e responsável pela equipe executora de projetos de estabilidade de todos os poços da Companhia.

Dentre outros prêmios recebeu o SPE Drilling Engineering Award no ano de 2012.

 

Sócios Corporativos

Ouro

eco

Prata

eunata

ABGP

Contato

E-mail: abgp@abgp.com.br
Telefone: (021) 97287-0948

Contato

X