fbpx

12ª LIVE ABGP | Geodinâmica e cinemática das bacias conjugadas de Santos-Namíbia e suas bacias vizinhas

Não perca! No dia 12 DE AGOSTO DE 2021, às 17h30A partir da revisão regional do arcabouço tectônico da Bacia de Santos e suas circunvizinhanças, em conjunto com reconstruções paleogeográficas da abertura do Atlântico Sul, esta live  apresenta e discute um novo modelo geodinâmico e cinemático para as bacias de Santos e Namíbia, com destaque para as implicações na evolução tectónico-sedimentar e nas características dos reservatórios dos campos gigantes do Pré-Sal Brasileiro.
https://www.youtube.com/watch?v=UT76JGMXbsw
PALESTRANTE:
Renato M. Darros de Matos
Consultor e Pesquisador independente – Guarini Serviços.

Trabalhou 21 anos na Petrobras como geofísico, gestor e consultor. Foi pesquisador visitante da ANP e professor adjunto na UFRN. Atuou na área de prestação de serviços em geofísica e geologia, e foi o sócio fundador da Flamoil Serviços. Em seguida foi diretor de E&P em empresas independentes e o primeiro presidente da ABPIP. Coordenou a exploração de bacias mediterrâneas para a Petrobras Internacional a partir da Líbia e Turquia entre 2010 e 2011. Retornou a o Brasil para reconstruir a Imetame Energia. Entre 2013 e 2016 assumiu a posição de Diretor de Gestão de Contratos na primeira gestão da PPSA (Pré-Sal Petróleo S.A.). Atualmente atua como consultor independente.

MODERADORES:

SYLVIA MARIA COUTO DOS ANJOS

Geóloga pela UFRJ, com Mestrado e Doutorado pela University of Illinois.

MBA pela FGV e especialização administrativa/gerencial pela Fundação Dom Cabral, INSEAD na França e  Kellogg School nos USA.

Atuou como Pesquisadora e Gerente de Pesquisa no CENPES/PETROBRAS na área de Exploração e Reservatórios por mais de 20 anos. Gerente Geral de Geologia aplicada a Exploração atuando na transformação cultural do conhecimento de  turbiditos dos campos gigantes da Bacia de Campos para carbonatos das descobertas dos  super gigantes do Pré-sal. Gerente Geral Deputy de Tecnologias Aplicadas no Consórcio de Libra por 4 anos sendo responsável pelo Programa Libr@digital desde 2017. Atuou como Business Advisor do Downstream e Gas&Energia na implantação da TD nos negócios de Gás &Energia.

Foi presidente por 2 termos na ABGP e também vice-presidente da AAPG Latin America.

Membro e co-fundadora do Comitê de diversidade do IBP desde 2018.

 

LUCIANO SEIXAS CHAGAS

Geólogo/Geofísico

BSc na UFBA em 1973, com MSc na UFRGS 1995.

Mais de 40 anos de experiência na exploração e explotação de bacias sedimentares em todo o mundo. Atuou na área dos reservatórios não convencionais quando na Petrobras (31 anos) e em atividades de consultoria, para diversas companhias como VALE, Immetame Sonongol, Odebrecht O&G entre outras. Participou da fundação da Barraenergia como diretor nas áreas de exploração e avaliou a compra dos ativos dentre os quais a acumulação de óleo de Carcará, uma das mais importantes do Pré-Sal.

Hoje é consultor independente e tem mais de 100 trabalhos publicados, em diversas revistas nacionais, internacionais e em congressos, além de lecionar, em universidades brasileiras e alhures e no IBP.

 

MARCOS FETTER

PhD Geociências – Pesquisador UFF/GGO/GISIS

Formado em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, 1983.

Mestrado em Geomecânica e Geoengenharia de Reservatórios pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, 1995.

PhD em Estratigrafia, Tectônica e Sedimentação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2007.

Trabalhou na Cia. Brasileira do Cobre de 1984 a 1986 como Geólogo de campo.

Trabalhou na Petrobras de 1986 a 2021, atuando como Geofísico de campo (Aquisição sísmica), Geofísico de Processamento Sísmico, Geofísico de Interpretação e Gerente de Processamento Sísmico e Gerente de Geomecânica e Geologia Estrutural.

Atualmente trabalha como Geofísico de Processamento Sísmico na Universidade Federal Fluminense – UFF

Atua também como Consultor e Professor nas áreas de Interpretação Sísmica, Geologia Estrutural, Geomecânica e Mecânica de rochas, Estratigrafia e Tectônica.

Sócios Corporativos

Ouro

eco

Prata

eunata

ABGP

Contato

E-mail: abgp@abgp.com.br
Telefone: (021) 97287-0948

Contato

X