ABGP de olho no amanhã | A Casa da Pedra
No dia 11/2/2015, a ABGP assinou mais um termo de parceria com a UFRJ, representada pelo Diretor do Instituto de Geociências, Prof. Dr. Ismar de Souza Carvalho. Com este termo, a Associação se torna participante da construção de um centro de estudos sedimentares localizado na Chapada do Araripe, no Município de Santana do Cariri, Distrito de Inhumas – CE. Este centro, intitulado CASA DA PEDRA, será composto por oito módulos de alojamentos para estudantes e professores e um espaço principal de convivência. O Centro é um posto avançado do Instituto de Geociências da UFRJ destinado, principalmente, à pesquisa das rochas equivalentes em tempo e em fácies, àquelas do Pré-sal e que afloram na região. Abrigará e fornecerá infraestrutura a estudantes de Graduação e Pós-graduação em Geologia, que realizam trabalhos de campo na Chapada do Araripe. Será aberta a toda comunidade acadêmica do Brasil interessada em Geociências (Agronomia, Biologia, Geografia, Geologia, etc.) ou Ciências Humanas e que desejarem desenvolver trabalhos na região. Sua inauguração está prevista para junho de 2015.
A participação da ABGP na edificação deste centro de estudos sedimentares deu-se com um aditivo ao convênio firmado, em dezembro de 2012, com a UFRJ. Este convênio tem por meta promover a cooperação acadêmica e intercâmbio técnico, científico e cultural entre as duas instituições. O principal mote do convênio é o auxílio na manutenção do MUSEU DA GEODIVERSIDADE e a divulgação da Geologia junto aos alunos e professores do Ensino Médio. Este projeto, denominado GEÓLOGOS DO AMANHÃ, conta em boa parte com recursos provenientes das empresas afiliadas à ABGP. Com estes recursos, tem sido possível a compra de equipamentos para o Museu, a sua manutenção e o financiamento de material didático, que é distribuído gratuitamente para os alunos das escolas da rede municipal que o visitam.
Com estas realizações e cumprindo um de seus objetivos, a ABGP segue seu trabalho de base, difundindo a Geologia no país e auxiliando a promover a formação de profissionais de alto nível que, mais tarde, integrarão os quadros de especialistas das empresas de petróleo.
A ABGP mais uma vez agradece às empresas afiliadas que, com os subsídios aportados, têm permitido a concretização de projetos como a CASA DA PEDRA e o GEÓLOGOS DO AMANHÃ.
Maiores informações sobre este fantástico projeto podem ser conhecidas diretamente no site https://igeo.ufrj.br/instituto/casa-da-pedra/.