fbpx

Informativo ABGP – Atividades e Notícias do ano de 2019

MENSAGEM DA DIRETORIA

A indústria de petróleo mundial vem enfrentando grandes desafios após um longo período de queda do petróleo. No Brasil, em especial, este período foi agravado por um período ainda maior de ausência de oferta de novas áreas de exploração e produção que se refletiu em um decrescente nível de atividades. A ABGP, que existe em função dos profissionais e empresas que atuam nesta indústria, também sentiu os efeitos desta crise, que agora começa a se recuperar. A grande oferta de novas áreasem águas profundas e em terra, assim como uma forte campanha de investimentos em todos os tipos de ativos de produção e exploração vem dando um renovado impulso à indústria de E&P no Brasil. Foi dentro deste contexto, desafiador, e de retomadas, que em 2019 a Diretoria da ABGP colocou seu foco na revitalização de sua carteira de cursos e na realização de eventos.

Na área de CURSOS, priorizamos os temas relativos aos vários elementos que constituem o Sistema Petrolífero do pré-Sal, principal motor da indústria do petróleo no Brasil atual e por muitos anos no futuro. Assim, foram ofertados cursos para o estudo de rochas carbonáticas e petrofísica, (reservatório), geradoras (geoquímica), tectônica salífera e vulcânicas associadas (selo), assim como um novo curso que aborda a geologia regional do pré-Sal, incluindo uma visão holística do rifte e Sag do Brasil e oeste da África. Para 2020 estamos preparando uma carteira de cursos ampliada com objetivo a oferecer um ciclo completo de estudos Sistema Petrolífero do pré-Sal.

Na área de EVENTOS, seguimos com nossas marcas registradas –o Dia do Geólogo, e o apoio a diversas iniciativas na área de ensino da geologia que em 2019 contemplou a Universidade Rural e a UERJ.

Da nossa parceria com a AAPG ocorreram: 1) aGeoscience Technology Workshop –GTW Brasil que teve como tema “Soluções para Avaliação e Desenvolvimento de Campos Onshore e Offshore”, sendo uma excelente oportunidade para capacitação técnica e discussão dos temas mais atuais no setor de Campos Onshoree Offshore. O evento contou com74 participantes oriundosde 7 países e representando 18 empresas, três associações e uma universidade. A próxima edição ocorrerá em 2021; 2)a participação na semifinal sul americana do Barrel Award –uma competição mundial de equipes universitárias desafiadas a produzir locações exploratórias para petróleo a partir de um mesmo conjunto de dados;3) a participação da ABGP no AAPG ICE 2019 na Argentina, com aorganização da Sessão Brasil onde ocorrerampalestras da Petrobras, Enauta, ANP e Shell Brasil. Foi uma das sessões mais concorridas e visitadas do evento; 4) a distribuição de Kits de minerais para professores da rede pública de ensino;

O ano de 2019 foi marcado também por duas iniciativas inovadoras da ABGP. O I Seminário de Inteligência Artificial Aplicada à Indústria de E&P que reuniu uma gama variadade profissionais atuantes nesta área da indústria no Brasil. Mais de 250 participantes, representando 60 empresas e a academia apresentaram 65 trabalhos versando sobre temas tão variados como poços, instalações de superfície e subsuperfície, data mining, segurança, e outras aplicações. O grande desafio aqui foi congregar especialistas e acadêmicos para discutir e aprender com temas alheios à sua especialidade. Considerando o grande sucesso e repercussão do evento junto a este mesmo público, já estamos programando o segundo evento sobre IA, continuando nossa parceria com a FIRJAN e a ONIP.

Atenta aos acontecimentos recentes relativos à chegada de petróleo derramado ao longo da costa brasileira, a ABGP organizou uma palestra, seguida de um curso de identificação de petróleo derramados encerrando nossa carteira de eventos em 2019 com muito sucesso.

Atividades e Notícias do ano de 2019Concluindo, apesar da crise, 2019 foi um ano de realizações e inovações para a ABGP. Agradecemos nossos patrocinadores corporativos de Petrobras, Enauta, Barra Energia,assim como as empresas que nos apoiaram nos eventos específicos como Petrobras, Shell, Enauta, Invision, IESBrasil, Halliburton e as instituições como o Clube de Engenharia, Firjan e Onippelo apoio e por ceder suas instalações. De igual importância, nosso reconhecimento às empresas e instituições que inscreveram seus profissionais nos nossos cursos e eventos, razão de ser da ABGP.

 

PLANEJAMENTO 2020

A programação para 2020 começa a ser consolidada. Vamos continuar trabalhando firme para umacarteira de cursos qualificada, consolidando o ciclo de estudos do Sistema Petrolífero do pré-Sal, e procurando atrair um número cada vez maior de participantes. Na área de eventos, começaremos o ano com o Workshop ABGP –Mulheres na Indústria de Petróleo, seguido das comemorações do Dia do Geólogo, em maio. Daremos continuidade às nossas atividades junto às universidades e o ensino público, a parceria com a AAPG, e esforços no sentido de estabelecer novas parcerias com outras associações atuantes em geociências no Brasil. Quanto aoseventos de maior porte estamos programando eventos abordando perspectivas energéticas e outro sobre tecnologias para águas profundas na indústria do petróleo brasileira. Seguindo as iniciativas de inovação de 2019, avaliamos jáexistir demanda e conteúdo para justificar um segundo seminário sobre a utilização de inteligência artificial no E&P ao final do ano.

Na área administrativa pretendemos trabalhar em um programa de comunicação para divulgar mais e melhor as ABGP, suas atividades e oportunidades de treinamento e atualização para profissionais. Estamos em vias de lançar também uma campanha de revitalização da carteira de sócios e a atração denovos, incluindo estudantes, visando o futuro de nossa indústria de das geociências. Também vamos implementar melhorias no nosso site, que ficará mais rico em conteúdo e informações, assim como pretendemos trabalhar em um programa de comunicação.

Atenciosamente,
Diretoria da ABGPA Diretoria ou o Presidente

Como sempre fazemos questão de frisar, sugestões são bem-vindas. Caso tenha alguma, por favor, nos envieatravés do email abgp@abgp.com.br. Somos uma equipe de voluntários, trabalhando pela geologia do petróleo no Brasil. Sua participação é muito importante para nós.

Agradecemos a todos

Sócios Corporativos

Ouro

eco

Prata

eunata

Bronze

d3b22dbc8aa6aef280b67e41e3d7ab2a018d0dd1

ABGP

Contato

E-mail: abgp@abgp.com.br
Telefone: (021) 97287-0948

Nosso Endereço

Endereço: Av. Almirante Barroso
Nº 52/ 21º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ

X