fbpx

Os geólogos Jorge Carlos Della-Fávera e Airton Adolpho Northfleet têm seus nomes eternizados em feições submarinas na Margem Continental Brasileira.

Della-Fávera e Northfleet são dois renomados geólogos brasileiros, que deram sua contribuição para as Geociências e para o LEPLAC (Plano de Levantamento da Plataforma Continental Brasileira), e tiveram os seus nomes aprovados para nominar Montes Submarinos (MS) mapeados pelo LEPLAC, na região da Elevação (ou Platô) do Rio Grande (ERG), em reunião da GEBCO/SCUFN realizada em 17 de novembro de 2021. 

 

Nominar feições submarinas da Margem Continental é uma forma justa de reconhecer o valor desses profissionais, que nos deixaram, respectivamente, em Maio e Julho de 2021, conforme Notas In Memoriam, que podem ser consultadas aqui no site da ABGP. 

 

A Marinha do Brasil, por intermédio da sua Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), responsável pelas atividades técnicas do LEPLAC, tem proposto, ao Subcomitê de Nomenclatura de Feições Submarinas (SCUFN – Subcommitee on Undersea Features Names) da GEBCO – The General Bathymetric Chart of the Oceans, o nome de brasileiros que contribuíram com o LEPLAC ou as Geociências, para nominar feições submarinas da Margem Continental Brasileira, mapeadas por levantamentos realizados pelo ou para o LEPLAC. 

A ABGP parabeniza as famílias e tem muito orgulho em divulgar estas justas homenagens aos nossos colegas geólogos pelo reconhecimento dos trabalhos em favor da geologia da Margem Continental Brasileira. 

 

 

 

 

Dezembro 2021, ABGP com a colaboração do colega Jairo Marcondes de Souza 

 

Sócios Corporativos

Ouro

eco

Prata

eunata

ABGP

Contato

E-mail: abgp@abgp.com.br
Telefone: (021) 97287-0948

Contato

X