Nos dias 28 e 29 de novembro de 2024 foi realizado no Auditório RDC da PUC-Rio, em formato híbrido, o II Workshop ABGP de Gás no Brasil: O Papel do Gás na Matriz Energética. O Workshop tratou dos temas desde o potencial de gás no Brasil, hidrogênio, biogás, produção, transporte, estocagem, além dos impactos trazidos pela nova lei do gás e as discussões sobre caminhos viáveis para a diversificação energética. O evento contou com o Patrocínio Master da Petrobras e o Patrocínio bronze da Eneva, além do apoio institucional do Instituto ECOA PUC-Rio.
A Presidente da ABGP Carla Araujo e o Professor Gustavo Robichez do Instituto ECOA da PUC Rio abriram oficialmente o evento.
Alvaro Tupiassu da Gerente Executivo de Gás e Energia da Petrobras e Honorary Chair do evento fez a palestra de abertura que tratou do tema “O Mercado de Gás Natural no Brasil”.
✨️No primeiro dia a Sessão 1, com os Chairs Marina Abelha da ANP e Diogo Michelon da Eneva, contou com 5 excelentes apresentações que mostraram um cenário amplo sobre a temática do gás como importante ator na transição energética. Marina Abelha iniciou a sessão apresentando a Visão da ANP para o potencial exploratório de gás no Brasil e futuras rodadas de licitação no país. Heloisa Borges da EPE falou sobre a importância estratégica do gás natural na transição energética para o crescimento econômico comprometido com a sustentabilidade. Juliano Stica da Petrobras apresentou o plano de exploração da companhia para o período de 2025-2029, com investimentos de US$ 7,9 bilhões com ênfase na Margem Equatorial (15 poços) e nas regiões Sudeste e Sul (25 poços). Renata Beckert Isfer da ABiogás falou sobre oportunidade e desafios para investimentos em biometano com ênfase para o desenvolvimento dessa via alternativa, bem como os desafios associados. Mariana Anjos da S&P Global apresentou o panorama do mercado de gás no Cone Sul detalhando suas particularidades e destacando o papel estratégico das parcerias com países vizinhos.
A sessão 2, com as Chairs Patricia Takayama da Eneva e Mariana Anjos da S&P Global, contou com 5 apresentações abrangendo um amplo espectro de temas importantes relacionado ao papel do Gás na Matriz energética e os desafios associados a este recurso. Caio Gatti da ENEVA iniciou a sessão falando sobre a questão da flexibilidade no mercado de gás. Joao Marcelo Ketzer da Linnaeus University, em uma apresentação online, mostrou os resultados sobre hidratos de gás nas Bacias da Foz do Amazonas e Pelotas. Thiago Felippe Ribeiro da Siemens falou sobre a digitalização do Mercado de Gás na Visão da Siemens. Após o intervalo, Edmar Luiz Fagundes de Almeida da IEPUC falou sobre os desafios e perspectivas na reforma da indústria de Gás Natural e encerrando a sessão Anna Carolina Leal Neves da EQUINOR apresentou as lições do mercado de gás em constante transformação.
Após as Sessões Técnicas, aconteceu o Coquetel e Networking no Solar Grandjean de Montigny, que foi um momento de descontração e interação entre os participantes.
✨️ No dia 29 ocorreram as Sessões 3 e 4 do II Workshop ABGP de Gás no Brasil. Os Chairs da Sessão 3 foram Anna Eliza Svartman Dias da Petrobras e Marco Toledo, M.Sc. da Earth Consulting. Esta Sessão contou com 7 apresentações começando com Rogerio Cunha da Petrobras que substituiu a Diretora de E&P da Petrobras Sylvia Anjos. Rogério falou sobre o panorama de E&P de Gás no Brasil. A palestra seguinte foi ministrada por Luis Felipe Dornfeld Braga Colturato da Adeagro e tratou do Biogás no setor sucroenergético. Lucas Antoun Netto da Eneva falou sobre a entrada da Eneva na comercialização de gás: um mercado com mais liquidez, flexibilidade e garantia de suprimento. Após o intervalo ocorreu a palestra online de Louis Londe da Geostock sobre armazenamento de gás – Underground Storage: from hydrocarbons to Net Zero Energies. Ainda sobre armazenamento geológico de energia foi realizada a palestra de Edgard Poiate da Petrobras falando sobre o status mundial e potenciais usos no Brasil desta tecnologia. João Françolin da GeoRisk Petróleo discorreu sobre as ocorrências de hidrogênio geológico no Brasil e Symone Araújo da ANP encerrou a Sessão 3 tratando do tema Infraestrutura e Mercado de Gás.
A Sessão 4 teve como chairs Ana Paula Pelosi da Petrobras e Prof. Rafael Nasser, DSc. da PUC Rio. Nesta sessão foram realizadas 5 apresentações, iniciando com Noevaldo Araujo Teixeira da SGB que tratou dos Pitfalls da transição energética. Yuri de Melo Portella da Petrobras fez uma apresentação sobre o hidrogênio geológico: uma nova fronteira exploratória. André Lucas Lima da UFRGS, em palestra online, apresentou os resultados sobre a perspectiva do Coalbed Methane no Brasil em estudos de carvão da Formação Rio Bonito na Bacia do Paraná. Jose Alberto Bucheb da Geolagos fechou a sessão técnica com uma apresentação sobre a Lei do Gás.
O dia 29 foi marcado por uma diversidade de tópicos relacionados ao tema central do Workshop.
Gostaríamos de mais uma vez agradecer a todos os palestrantes, chairs, comissão técnica e patricipantes presenciais e online que fizeram parte deste grandioso evento.
Agradecemos também o patrocinio Master da Petrobras e o patrocínio Bronze da Eneva, além do apoio institucional do Instituto ECOA PUC-Rio, que viabilizaram o sucesso de mais este evento organizado pela ABGP.
As fotos oficiais dos dois dias de evento estão disponíveis neste link: clique para ver as fotos
Encerramos então o calendário de eventos da ABGP, conseguindo realizar todos os projetos propostos para o ano de 2024 e cumprindo a importante missão de disseminação do conhecimento e aprofundamento de importantes discussões para a sociedade.
#abgp #gás #diversificaçãoenergética #energia