Aconteceu, de 29 de novembro a 01 de dezembro de 2023, no auditório RDC da PUC-Rio, a quarta edição do Seminário de Inteligência Artificial Aplicada à Indústria do Petróleo, realizado pela ABGP com o apoio institucional do Instituto ECOA PUC-Rio.
Foram três dias produtivos com mais de 220 participantes representando 49 empresas/instituições e 35 palestras com muitos resultados de estudos e avanços das pesquisas e aplicações da Inteligência artificial na indústria de petróleo.
A abertura do evento, com as boas-vindas aos presentes, foi conduzida pelo Professor Dr. Marcelo Gattass, Vice-Reitor de Desenvolvimento e Inovação da PUC-Rio, pela Presidente da ABGP, Sra. Carla Araujo, e pelo coordenador da Comissão Técnica, Sr. Sebastião Pereira, que atua como especialista de Inteligência de E&P na Eneva e como Diretor na ABGP.
Sebastião Pereira, destacou a importância da integração das empresas e universidades nas aplicações da IA na Indústria do Petróleo enfatizando que hoje as tecnologias já estão mais amadurecidas e com melhor retorno de valor.
O Gerente de Processamento de Dados de Geologia e Geofísica da Petrobras, Dr. Ricardo A Rosa Fernandes, abriu as sessões técnicas com uma Palestra Magna apresentando as iniciativas da Petrobras em IA na Exploração de Petróleo.
Também foram realizadas apresentações da Gartner, NVÍDIA, Microsoft, Shell, USTC, COPPE, FindOut O&G e PUC-Tecgraf. Estas empresas e universidades mostraram os avanços das pesquisas e aplicações da Inteligência artificial na indústria de petróleo. Destaca-se a evolução atual da IA generativa e as aplicações do Machine Learning em diversas áreas da indústria.
O segundo dia do IV Seminário de Inteligência Artificial Aplicada à Indústria do Petróleo iniciou-se com a participação da Diretora Executiva da ABGP e Assessora da Presidência da Petrobras, Dra. Sylvia Anjos , destacando as edições anteriores do Seminário e a importância da Inteligência Artificial para a indústria de petróleo.
O Diretor de Exploração da Eneva, Sr. Frederico Miranda , apresentou uma Palestra Magna falando dos impactos do onshore brasileiro na transição energética.
Participando como Keynote Speaker, recebemos Dr. Carlos Barreto (Guto), CIO da Petrobras, falando sobre o histórico da Inteligência Artificial na Petrobras e sobre os desafios e oportunidades para aplicação da IA Generativa e sua consequente geração de conteúdo para a indústria de petróleo.
Tivemos também apresentações da PETREC , Pix Force, SLB, Energy Hub-SDP, UFBA, Amazon, Radix, Siemens e Petrobras . Destacamos a evolução das startups em IA no Brasil e sua contribuição na geração de valor para a indústria petrolífera com alto nível de conteúdo tecnológico!
No terceiro e último dia do IV Seminário de Inteligência Artificial Aplicada à Indústria do Petróleo, iniciamos com a palestra Magna do Professor Dr. Marcelo Gattass, Vice-Reitor de Desenvolvimento e Inovação da PUC-Rio abordando o tema “Detection and Segmentation in Seismic Images: From Grid Correlation Algorithms to AI Fundamental Models.”
Contamos também com as apresentações da TotalEnergies, Eneva, IesBrazil-Bluware, Geowellex, Halliburton, Petrobras, UNISINOS e UFF . Destacamos a palestra “O uso da Inteligência Artificial na Integridade Submarina proferida por Lucas Penna da Petrobras S.A.
No encerramento, aconteceu a homenagem ao ex-presidente da ABGP, Marcos do Amaral de Almeida, em reconhecimento ao seu entusiasmo e à sua dedicação para o sucesso dos Seminários de Inteligência Artificial aplicada à indústria do Petróleo, introduzidos na ABGP durante sua gestão.
Finalizando o evento, Sebastião Pereira, destacou o sucesso do evento, o trabalho da comissão organizadora e pontuou a importância da integração Empresas & Universidades para o sucesso da aplicação da Inteligência Artificial na Indústria do Petróleo, além de deixar o convite para a próxima edição do Seminário em 2025!
Agradecemos aos palestrantes, moderadores de sessão, participantes presentes e remotos e ao apoio do Instituto ECOA PUCRIO que cedeu o auditório RDC para a realização do IV Seminário de Inteligência Artificial Aplicada à Indústria do Petróleo. Essa parceria permitiu à ABGP uma aproximação ímpar com o ambiente acadêmico agregando grande valor técnico ao evento.
A ABGP faz um agradecimento especial aos patrocinadores que viabilizaram a realização do evento:
Patrocinador Master: Petrobras e Governo Federal
Patrocinador Prata: PETREC – Petroleum, Research and Technology
Patrocinador Bronze: Brazil Petroleum Studies, Eneva e IesBrazil Technology & Innovation
Confira a cobertura fotográfica do evento clicando aqui!
#inteligenciaartificial #transformacaodigital