a ABGP
A diretoria da ABGP é formada por profissionais voluntários que atuam em empresas do setor de óleo e gás, na academia e/ou como consultores. São profissionais apaixonados pela Geociências atuando com o objetivo de disseminar o conhecimento das geociências relacionadas à indústria do Petróleo.
Carla Viviane Araújo
Geóloga (UFRGS), Mestrado em Geociências pela UFRGS.
Almério França Barros
GEÓLOGO pela UnB, com Doutorado pela Universidade de Cincinnati. Iniciou carreira na Petrobras em 1975 na RENOR, no Tapanã.
Priscila Amaral
Geóloga pela UFPA - Universidade Federal do Pará e mestre em Análises de Bacias pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro e doutora em Palinoestratigrafia e Geoquímica pela UERJ.
Já trabalhou em diversos setores da indústria de E&P com rochas geradoras e reservatório.
É secretária global da AAPGWN e Regional Delegate Latin American da AAPG.
Atualmente trabalha como geóloga no Cenpes-Petrobras na área de Tecnologia de Rochas.
Já atuou na ABGP como Diretora de Mídias, 2° Tesoureira e organizou diversos eventos para a Associação.
Diego Gracioso
Geólogo, com graduação e mestrado em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Diego é atualmente gerente de avaliação exploratória da Shell, baseado no Brasil e responsável pela coordenação de um time focado na maturação de projetos exploratórios nas bacias de Campos, Santos, Potiguar e Barreirinhas. Trabalha na Shell desde 2011 em diversas áreas da avaliação exploratória como avaliação regional, maturação de prospectos, operações de poços e gerenciamento de portfólio, com cargos no Rio, Houston e Londres.
Marcos do Amaral de Almeida
Geólogo pela UFRRJ e Mestre em Geofísica pela UFBA.
Trabalhou na Petrobras por 28 anos, atuando principalmente em Tecnologias Aplicadas à Exploração, tanto no Brasil quanto no exterior e trabalhou na OGX durante 4 anos. Atualmente, trabalha em projeto de P&D da UFF, na área de Inteligência Artificial.
Dedica-se também a projetos de P&DI para área da indústria de petróleo e a transformação digital. É instrutor de um curso denominado: Como implantar a transformação digital, ministrado pela Queiroga Treinamentos. Em 2023 iniciará projeto para Petrobras na área de Visão Computacional, o que se estenderá por 3 anos.
Tesoureiro na ABGP desde 2013. Atuou como Presidente na Diretoria da ABGP nos dois últimos biênios.
Sebastião Pereira
Graduado em Engenharia Civil pela UFRJ, Analista de Sistemas pela PUC-RJ. Possui Mestrado e doutorado pela COPPE/UFRJ, e MBA em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral.
Ingressou na Petrobras em 1987 no Setor de Geofísica no Cenpes. Foi Gerente de Tecnologia Geológica do E&P-Exploração (2007) por 10 anos. Em agosto/2017, assumiu a Coordenação do Programa Tecnológico de Modelagem de Bacias da Petrobras. Em março/2021 se desligou da Petrobras S.A,. e em abril/2021 ingressou na Eneva S.A. na função de Especialista em Inteligência de E&P.
Igor Viegas
Geólogo pela UFRJ, Mestrado na área de Fáceis Orgânicas pela UERJ e Doutorado na avaliação de riscos na E&P associados aos gases não-hidrocarbonetos pela UFF.
Trabalha no centro de pesquisas da Petrobras (CENPES) desde 2006, realizando projetos de PD&I e assistências técnico-científicas com a temática de Geoquímica Orgânica para as áreas de exploração e produção. Possui especialização na caracterização de rochas geradoras e na análise integrada de sistemas petrolíferos. Participa ativamente de diversas associações técnico-científicas nacionais e internacionais: ABGP (Vice-presidente – 2017-2018; Comitê de Ética 2019-2022), ALAGO (Diretor Brasil – 2015-2018) e AAPG (Secretário e Tesoureiro LACR – 2017-2019). Atualmente é o líder do grupo de Geoquímica da Gerência Geral de Exploração e Produção do CENPES.
Laury Medeiros de Araújo
Geólogo pela UNISINOS e Doutor em Ciências pela UFRGS (estratigrafia e geoquímica da Fm. Irati).
Trabalhou na Petrobras desde 1979. A partir de 2001 atuou na gerência de modelagem de sistemas petrolíferos, na função de Consultor Sênior – de 2004 a 30 junho de 2020. Participou de projetos de P&D no Brasil e no exterior (Centros de pesquisas na Europa, USA, Canadá e Israel).
Ganhador do Prêmio Rodi Ávila Medeiros (2018) da ABGP: pela relevante contribuição para o avanço da geologia do petróleo no Brasil. Autor do livro Fundamentos de sistemas petrolíferos (prelo). Atuou como Diretor-Editor da ABGP durante o último biênio.
Sylvia dos Anjos
GEÓLOGA PELA UFRJ, COM MESTRADO E DOUTORADO PELA UNIVERSITY OF ILLINOIS. MBA PELA FGV E ESPECIALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA/GERENCIAL PELA FUNDAÇÃO DOM CABRAL, INSEAD NA FRANÇA E KELLOGG SCHOOL NOS USA.
Atuou como Pesquisadora e Gerente de Pesquisa no CENPES/PETROBRAS e na área de Exploração e Reservatórios por mais de 20 anos. Aposentada da Petrobras em 2021, atualmente é Consultora Independente.
Membro e co-fundadora do Comitê de diversidade do IBP desde 2018. Foi presidente por 2 termos na ABGP e também vice-presidente da AAPG Latin America. Atuou como diretora de Relações Externas no último biênio.
Adriano Roessler Viana
Geólogo formado na UFRGS, com doutorado em Sedimentologia e Geologia Marinha na Universidade de Bordeaux, França.
Trabalha na Petrobras desde 1986, tendo desempenhado diferentes funções nas áreas de E&P e do Centro de Pesquisas. É autor de diversos artigos técnicos e capítulos de livros, participa de comitês, conselhos e fóruns científicos nacionais e internacionais. Especialista em depósitos de águas profundas e em tectônica de margens, é detentor da medalha Rodi Avila Medeiros pela sua contribuição à difusão das geociências no Brasil e no mundo, conferida pela ABGP, e tem larga experiência na gestão de pessoas e projetos de exploração de hidrocarbonetos e de P,D&I na área de petróleo e gás.
Frederico Miranda
Diretor de Exploração da Eneva S.A. e professor do Programa de MBA da FGV para Petróleo e Gás.
Trabalhou extensivamente por 15 anos nas bacias paleozóicas terrestres do Brasil, como Parnaíba, Amazonas, Solimões e, mais recentemente, Paraná. Possui Msc. em Geologia e Estratigrafia pela UFRJ, com foco nos recursos não convencionais do Parnaíba. Também possui especializações em Análise de Bacias pela UERJ e em Petrofísica pela Universidade Corporativa Petrobras.
Luis Antonio Trindade
Geólogo pela UFBA, MSc pela UFRJ, PhD pela Stanford University e MBA pela FGV.
Trabalhou na Petrobras de 1982 a 2021, atuando como Pesquisador na Geoquímica do CENPES até 1999, Gerente de Geoquímica de 2000 a 2009, Gerente de Modelagem de Sistemas Petrolíferos de 2009 a 2010, Gerente de Exploração na Petrobras Argentina de 2011 a 2014, Gerente de Interpretação da América do Sul de 2015 a 2016, Gerente de Ativos Exploratórios Terra Outros Países de 2017 a 2020. Foi presidente da ALAGO e da SBGq. Atualmente é Pesquisador visitante no IQ/UFRJ e Observatório Nacional (ON).
Paulus Van Der Ven
GEÓLOGO pela UFPA e Mestre pela Universidade do TEXAS-AUSTIN.
Trabalhou na Petrobras por 38 anos, atuando principalmente na Exploração, tanto no Brasil quanto no exterior. Foi um dos fundadores da Nova Petróleo, pequena empresa de E&P terrestre, onde atuou por 3 anos. Atualmente é Consultor independente.
Atuou com Vice-Presidente na Diretoria da ABGP nos dois últimos biênios.
Fernanda Costa
Formada em geologia com especialização em Geoprocessamento pela UNB. Especialização em rochas carbonáticas pela Petrobras em conjunto com a Universidade de Ouro Preto. Mestrado em Estratigrafia e Sedimentologia em carbonatos pela UNB.
Trabalhou na Vale como Geóloga de Planejamento de Mina, na mina de Manganês do Azul em Carajás, PA, de 2001 a 2002.
Desde 2002 atua como geóloga na Petrobras. Primeiramente no CENPES, trabalhando com petrografia e sedimentologia de rochas carbonáticas, de 2003 a 2010. De 2010 a 2011, passou a atuar na Interpretação Geológica em carbonatos na Bacia do Jequitinhonha. Em 2011, permaneceu na Interpretação Geológica, atuando, porém, nas bacias de Campos, Santos e Espírito Santo. Em 2016 passou a atuar especificamente com sedimentologia e estratigrafia de carbonatos, e atualmente trabalha na área de Análise de Bacias (regional), com ênfase nos carbonatos das bacias brasileiras.
Marcos Fetter
Formado em Geologia pela UFRGS. Mestrado em Geomecânica e Geoengenharia de Reservatórios pela UNICAMP. PhD em Estratigrafia, Tectônica e Sedimentação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Trabalhou na Cia. Brasileira do Cobre de 1984 a 1986 como Geólogo de campo. Trabalhou na Petrobras de 1986 a 2021, atuando como Geofísico de campo (Aquisição sísmica), Geofísico de Processamento Sísmico, Geofísico de Interpretação e Gerente de Processamento Sísmico e Gerente de Geomecânica e Geologia Estrutural. Atualmente trabalha como Geofísico de Processamento Sísmico UFF/RJ. Atua também como Consultor e Professor nas áreas de Interpretação Sísmica, Geologia Estrutural, Geomecânica e Mecânica de rochas, Estratigrafia e Tectônica.
Sebastião Pereira
Graduado em Engenharia Civil pela UFRJ, Analista de Sistemas pela PUC-RJ. Possui Mestrado e doutorado pela COPPE/UFRJ, e MBA em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral.
Ingressou na Petrobras em 1987 no Setor de Geofísica no Cenpes. Foi Gerente de Tecnologia Geológica do E&P-Exploração (2007) por 10 anos. Em agosto/2017, assumiu a Coordenação do Programa Tecnológico de Modelagem de Bacias da Petrobras. Em março/2021 se desligou da Petrobras S.A,. e em abril/2021 ingressou na Eneva S.A. na função de Especialista em Inteligência de E&P.
Lizbeth Paola Calizaya Carlan
Geóloga-petrofísica com experiência em avaliação de reservatórios carbonáticos e siliciclásticos em áreas de exploração e desenvolvimento.
Tem dez anos trabalhando na indústria de O&G em projetos offshore e onshore no Brasil e Peru. Possui mestrado e bacharelado em Geociências pela UFRJ e Universidad Nacional Mayor de San Marcos, respectivamente. Atualmente trabalha com os reservatórios do pré-sal na Ecopetrol Brasil. Desde 2013, participa ativamente na AAPG, onde assumiu diversas responsabilidades de liderança na Região América Latina e Caribe. Atualmente, coordena o Comitê de Membresias & Comunicações e é delegada foreperson da mesma região. Em 2021, ganhou o Young Professionals Exemplary Service Award na AAPG Global. Lizbeth também é coautora do livro “Mulheres na Energia”da Editora Leader.
Michele Terra
Pós Graduada em Gestão de Projetos
Atuando há mais de 20 anos na área de O&G, no suporte às atividades administrativas, gestão de contratos, gestão de projetos de P&D e Investimento e gestão orçamentária.